terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Are you here for Anästhesie?

Olááá depois de anos sem escrever, vou contar sobre meu primeiro dia no Unfallkrankenhaus (unfall:trauma, acidente; kranken:doente; haus:casa... krankenhaus:hospital, entao... hospital do trauma! :)
É LINDO! Sério, entrei lá e procurei a Frau Leitinger, a secretária do hospital, só encontrei a assistente dela, que é uma moCa nova que fala ingles bem tranquilamente. Cheguei lá e ela perguntou "Are you here for Anästhesie?" hehehehehe (fala anestessí). Ela me levou pra pegar minha roupa branca (de usar dentro do hospital, fora do CC) e as chaves, uma do meu locker e outra de todas as coisas no hospital, tipo pra abrir a porta q dá acesso ao CC, pra pegar um elevador lá, etc etc, a mesma chave abre um zilhao de portas no hospital, e eles dao pra todos os funcionários, é bem legal.
Aí, o Prima Funtan (heheheheeh Prima de Primarius, pq ele é o chefe da Anestesio) me levou até o auditório onde tava tendo a reuniao pra falar dos pacientes q foram admitidos no feriadao e no plantao de ontem pra hj, e tbm da evolucao dos pctes internados, e claro que eu nao entendia nada. Foi a primeira vez q eu fiquei incomodada de verdade por nao saber falar alemao, acho q eu gosto mesmo de Medicina, pq foi a primeira vez q eu realmente senti falta de entender o q as pessoas falam!! Mas daí o Dr. Funtan foi me explicando algumas coisas. Como é um hospital de trauma, nao tinha nenhuma médica!!!! Só a chefe de enfermagem e uma tia lá q ficava mexendo no computador, mostrando as imagens no telao. Aliás, é tudo muiiito futurístico. Eles usam RX digital, TC e ressonancia a rodo, o sistema de saúde deles tem mto dinheiro...
Depois disso, ele me levou conhecer todas as alas do hospital, me apresentou pro diretor do hospital e pros diretores das alas q tavam por lá, e aí q ele disse "agora vou te mostrar a vista do nosso hospital"... Gente, é INACREDITAVEL, o hospital tem uma vista maravilhosa, do lado direito, o Festung, no alto da montanha no meio da cidade, e os telhados da Dom, e do lado esquerdo, Alpes até perder de vista, bem branquinhos de neve (aliás, dá pra sentir o frio chegando... semana passada, eles tavam menos branquinhos! heheheheh).
Entao, as escadas sao voltadas pra esse lado aí, e em 3 dos andares tem uma sacada lá pra fora. Depois, passei por ali e tinha um senhor andando com a cadeira de rodas por uma calCadinha... O hospital parece um hotel, sério mesmo! A UTI tem persianas laranja, a iluminaCao nao é toda branca q nem normalmente é e nem tao forte, aí é mais aconchegante, e tem detalhes coloridinhos em vários móveis e mesmo nos equipamentos. De todos os hospitais que eu conheCo, se eu precisasse ficar internada em algum, com certeza ia querer esse. Tem até decoraCao de natal, uns detalhes, mobiles bem bonitinhos e classudos, sabe, tipo nao extravagantes...
E o CC é o melhor!!!!!!!! É tudo muito automatizado, TODAS as portas do CC se abrem com botoes ou sensores de presenCa. Veio uma enfermeira me ajudar a me vestir, a achar as coisas dentro do vestiário... que depois fui descobrir que é a enfermeira da anestesio, a Regina (o G deles é q nem o de Volkswagen, q aliás significa "carro do povo", legal né?!!.. mas daí fala Rrreguina, heheheheheh). Os uniformes sao verde folha, com detalhezinhos em laranja ou azul claro no bolso da camisa ou da calCa pra identificar o tamanho, bem mais inteligente e bonito que aqueles P; M e G estampados 29 vezes em cada coisa nos CCs do Brasil! E a touca, tem 3 tipos: uma é lilás :))))) e a outra é verde água, ou do modelo normal, ou tipo aquela coisa da cabeCa do astronauta, que é pros cirurgioes usarem.
Aí, o anestesista q me levaram pra acompanhar hj é o dr. Paul Huebner, o dr. Funtan disse pra eu acompanhá-lo pq ele fala ingles bem, e ele fala mesmo, sem sotaque perceptivel, aí ele me contou que morou 6 anos no Canadá qdo era crianCa, e disse que meu ingles é mto bom :)))
Ele pareceu meio reservado, mas no fim do dia já tava fazendo piada, comeCou a vazar água pra baixo do campo, q os ortopedistas tavam usando bastante soro num procedimento artroscópico, aí ele disse "Here comes the Amazonas" heheheh pq tava um rio mesmo, muita água. E disse tbm que eu nao devia ter tentado esquiar sozinha, que é um esporte tecnicamente difícil, e que todo mundo diz que é fácil porque aqui "tem um altissimo indice de cesáreas... porque as crian´cas já nascem com esquis nos pés", heheheheh...
Pediu, no comeCo do dia, se eu já tinha entubado e quando eu respondi que sim, ele pediu quanto tempo fazia da ultima vez... aí quando eu disse que uns 4 meses, ele disse que ficaria mais seguro se eu visse ele fazer algumas vezes pra depois fazer sozinha, e eu disse que claro, tudo bem. Aí, na 3a e última entubaCao do dia, ele olhou pra mim e disse baixinho "nao posso te deixar entubar esse porque primeiro de tudo ele é pcte particular e segundo de tudo.. ELE É JUIZ!" hahahahhaha achei demais!
Mas amanha ele nao vai estar lá, entao nao sei quem q vou acompanhar. Pelo menos se a Regina estiver lá, vai ser legal, ela me deixou tentar pegar uma veia e ofereceu as outras, mas como eu nao consegui, era e um Abocath grosso demais pra uma veia fininha demais pras minhas maos inexperientes, resolvi deixar quieto por hoje. As que eu já peguei até hoje eram aquelas superrr fáceis, daí amanha tento de novo.
O restaurante tem aquela vista toda, disse o dr. Paul que "acho que nenhum restaurante de hospital na Europa tem uma vista desse padrao", e é verdade.. porque nem os melhores restaurantes de Salzburg têm essa vista, e o refeitório do hospital tem!!! Heheheheh.. a comida é comível, mas eu nao gosto desse tempero deles, é tudo muito temperado e só o cheiro já me deixa meio enjoada. Comi um pouquinho da chickensouppe, nem lembro se é assim q escreve, e até o arroz deles é temperado demais, damnit! heheheheh Mas aí tinha um creme doce bem gostoso de sobremesa e o melhor: tem aqueles trecos de pegar bebida no copo tipo os de restaurante, e uma das opCoes é coca :))) aeee hahahah pq coca é meio caro aqui, e só tem a coca de 2L pra vender no mercado... Sentaram comigo duas enfermeiras chamadas Maria, heheheheh e puxaram papo, é impressionante como todos sao extremamente gentis e todos falam ingles comigo numa boa, uma mulher me ajudou na hora de pedir a comida pq tem duas opCoes, carne ou peixe, e eu nao sabia o q era o quê, é tudo assim.
Fui tentar voltar pro locker room, que é no subterraneo, e nao consegui achar hehehehe daí fiquei sem escovar os dentes até as 15h. Mas enquanto vagava, encontrei a parte de fisioterapia, q como nao poderia deixar de ser, é toda lindinha, e vi a porta aberta de um salao com uma piscina com água fumegaaante, bem quentinha, deu vontade de abandonar tudo e entrar ali, heheheheh
E a sala de espera da emergência e da parte de retornos parece uma lanchonete, inclusive tem várias mesinhas e cadeiras arranjadas tipo lanchonete, e aquelas máquinas de tirar refri ou pacotes de doces, tem muito dessas máquinas por aqui!
Mas no final do dia, continuei me perdendo mais um pouco lá no subterraneo até que encontrei uma tia que faz roupas, que por sinal só falava alemao, mas que me ajudou a achar o locker room. E ela falava alemao como se eu entendesse, aí ficou aquela coisa engraCada, ela falando em alemao e eu em ingles, até que de repente ela falou "Anästhesie" e eu "Jaaaaa, ja, Anästhesie" hahahah e foi só o que foi possivel entender. Acabei encontrando o tal do locker depois de pedirmos pra uma outra moCa, pq entrei em um gigante, com quase 200 armários, e o meu era o 1, e eu sabia que nao era aquele. Aí fui descobrir que o meu locker é o mesmo das tias da limpeza, q é um pouco mais no fim do mundo do que os outros! Hahahah e enfim saí do hospital, feliz da vida, mostrei meu crachá pro porteiro e vim pra clinica do Prof. Paschoal!

Amanha escrevo mais!

Um comentário:

Denise disse...

Oi, Gabi
Gostei disso. Parece q vc esta aqui contando as novidades. Vou acompanhar todos os dias. E a Marina tb.
Beijos,
Deni e Marina.