sábado, 13 de dezembro de 2008

Velvet Snow

Aeeeee nevou em Salzburg pela primeira vez ontem de madrugada! Tá certo que eu já tinha visto neve - muuita neve, diga-se de passagem - em Bad Gastein no fim de semana, mas ver a grama do parque branquinha na ida pro hospital teve um gosto especial :))) Só nao parei pra tirar fotos porque, como boa temerária do chefe, chego sempre uns 15 minutos antes, pra estar na frente do auditório pontualmente às 7:30, e tava já meio apressada! Foi pouca coisa, as calCadas nem tinham neve mais pq já tinha derretido, mas nos jardins e nos carros dava pra ver que nao nevou tao pouco assim... só que, como disse o prof. Paschoal, aqui na cidade com o calor dos carros, das pessoas, dos calefatores, a neve derrete rapidinho se nao for muita. Mas na hora do almoCo, pude ver que os telhados do Festung estavam branquinhos branquinhos, se fundindo com o restante da paisagem, que nos últimos dias é um branco só, totalmente fechado, nem os Alpes dá pra ver mais. Tchüs, Alpes! Hahahahah... (O Festung é o forte daqui, no meio da cidade, no alto de um monte, Festung Hohensalzburg pra quem quiser procurar no Google hehehehe pq vai ficar pra próxima o relato da minha visita a ele!)
Hoje vou contar do fds passado. Levantei cedo no sábado e vim pra Hauptbanhof (haupt:central; banhof:estaCao, é a estaCao de trem) com minha malinha, rumando pra Bad Gastein. BG é uma cidadezinha uns 90km ao sul de Szg, mais alta, em que tem uma estaCao de esqui.
Entrei no trem e sao cabines em que cabem 6 pessoas, 3 de cada lado. Na minha, além de mim, tinha um gurizinho de uns 4 anos brincando com um carrinho, o pai dele, e um outro guri mais ou menos da minha idade. A crianCa nao parou de falar a viagem inteira, e se eu já acho engraCado crianCas em geral, imagina o meu divertimento com o gurizinho falando em alemao!! Consegui distinguir váárias vezes que ele falava que alguma coisa "ist kaputt" e ri demais, lembrando da comunidade do orkut...
O dia tava lindo, limpo, céu de brigadeiro, e o trem foi margeando o rio Salzach. É uma paisagem mais linda que a outra, passamos por campos enoooormes de grama, com uma casinha com aquele estilo parecido com celeiro lá no fundo, no pé de uma montanha com pico nevado, aliás, todas as paisagens recebem o ar da graCa dos Alpes. Sabiam que 2/3 do território da Áustria é ocupado pelos Alpes e seus vales?! E nao me conformo com o quanto as águas do Salzach sao verdes, é lindo demais, perfeito, assim que todos os rios deveriam ser, heheheheh.. Isso acontece porque o fundo é de pedras, nao de terra, como no Brasil.
À medida que fomos subindo a serra e nos aproximando de Bad Gastein, comeCou a aparecer uma camada fina de neve sobre todas as coisas, que foi aumentando progressivamente até chegarmos lá... tudo branco, uma camada de 20cm de neve em tudo, isso em pleno meio dia!!! Saí da Banhof de lá com a malinha em maos, atravessei a rua e entrei num barzinho com fast food, me senti num filme mór! Heheheh daí fui pro hostel, deixei as coisas e fui dar uma volta na cidade. A partir da estaCao, a cidade é na descida da encosta, as ruas sao todas sinuosas e em alguns lugares a descida é tao íngreme que eles colocaram escadas pras pessoas descerem sem escorregar. Tudo lindo demais, mil pinus cobertos de neve, lembrei na hora das propagandas de natal da Coca, heheheheheh... Aí fiquei perambulando, entrei numa igreja, rezei pra agradecer a oportunidade de ver tanta beleza, vi a cachoeira que corta a cidade, e cheguei no hostel exausta, de subir tudo aquilo de volta.
Antes disso, logo que cheguei, perguntei pra um guri com uma barba por fazer onde ficavam os lockers. Quando voltei, dormi um pouquinho e fui pra sala de estar ler. Aí, ele chegou ali e pediu se eu tinha encontrado, comeCou a puxar papo. O nome dele era Sam e ele era bem gente boa, americano de Massachussets, tá aqui na Europa há 2 meses, viajando sozinho a princípio, mas daí conheceu um australiano em Amsterdam e comeCaram a viajar juntos nas ultimas 3 semanas. Logo em seguida conheci o Shane, esse australiano aí, que tbm era gente boa, mas só falava da Austrália o tempo todo, depois descobri que era pq ele já tava morrendo de saudades de casa, louco pra voltar. Pouco depois, vieram mais um americano e 3 americanas chamar a gente pra ir no Silver Bullet, o barzinho que bombaaava lá em BG. Na verdade, chama-se de après-ski (après do francês, depois). Caminhamos até lá no frio do cao, debaixo de neve, e quando chegamos lá tava muuuito cheio, muito mesmo, e muito quente tbm. A sensacao q eu tenho às vezes aqui é como uma febre. Voce bate os dentes na rua, por mais agasalhado que esteja, e quando entra nos lugares, antes de dar tempo de tirar metade dos casacos, já tá suando loucamente, morrendo de calor. Mas enfim, faz parte né. No meu quarto nao é assim pq sou esperta e deixo a calefaCao num nível decente de temperatura, entao nunca sinto isso chegando/saindo de casa :)))
Tava muito legal no tal do Silver Bullet, o bar era todo estilo faroeste americano, com bandeiras, águias, índios e até uma canoa virada pendendo do teto. Depois o Sam saiu rindo e disse q viu um bar assim nos EUA uma única vez na vida, em Hollywood. E as músicas eram demaissss, uns clássicos do rock e o pessoal ficando maluco, tinha tbm uma tiozarada no andar de baixo adorando a night! Mas acabei nao ficando muito tempo, porque as pessoas fumam DEMAIS dentro dos lugares e sério mesmo, eu tava passando mal já. E tbm, eu queria esquiar no dia seguinte de manha, nao queria me passar e dormir eternamente!
Os guris, o Sam e o Shane, tbm logo vieram embora e pediram se eu queria ir esquiar com eles, q iam às 10h. Tudo bem, vamos. Ainda tava nevando quando eu acordei, e o dia era um branco total, nublado até nao poder mais... pedi pras moCas da recepCao se nao era ruim subir pra estaCao assim e tal, mas elas disseram "naaao, se o lift (o bondinho lá, sabem né) tá aberto, tá tudo certo". Meu Deus, que amigas da onCa, eu devia ter imaginado! Hahahahah sério, fomos nós 3 no lift, e o negócio nao parava NUNCA MAIS de subir, uns 20 minutos subindo, tudo bem. Chegando lá, os guris me ajudaram a colocar a bota nas pás do esqui e o Sam avisou que se quisesse diminuir a velocidade, eram só virar os pés pra dentro, tipo fazendo uma fatia de pizza com as pás. Beleza, comecei a andar e gostei, é super gostoso sentir o vento no rosto, era um lugar quase plano, entao tinha até que empurrar pra ir um pouquinho mais rápido.. pouco tempo depois, fui envolvida por uma nuvem e mal conseguia ver 5 metros adiante, ao mesmo tempo em que a inclinaCao foi aumentando um pouquinho. Até que eu tava aprendendo, com uns tombos aqui e ali obviamente, a inclinaCao sempre aumentando, só que uma coisa tava me apavorando demais: tem aquelas estacas listradas de amarelo e preto mostrando a rota, e onde vc nao deve ir, e nesses lugares sao uns barrancos mór. O medo de perder o controle do negócio e ir parar num despenhadeiro daqueles me dominouuu completamente, e chegou uma hora que a inclinaCao ficava ainda maior... Peguei um lift q é tipo um T, que te empurra de volta pra cima, só que aquilo é mais estável se vai uma pessoa de cada lado do T, e eu fui sozinha. Numa parte dele, ele passa do ladinho de um despenhadeiro tao grande que, em vez das estacas, tinha uma rede de seguranCa. Sei lá que q eu fiz com os pés, se no nervosismo olhando pro barranco eu desalinhei as pás, que deveriam ficar retas, só sei que caí do negócio. Tudo bem, ainda rindo de mim mesma, pensei "que mongol, vou descer até o final e pegar de novo". E caí de novo, no mesmo lugar. Hahahahah... agora eu dou risada, mas foi nessa hora que eu comecei a me descontrolar. Na 3a vez, tinha um senhor de uns 65 anos subindo, e eu fui no mesmo T q ele, aí sim fui até o final e descobri q nas vezes anteriores tinha caído uns 10 metros antes da chegada só (Y) obrigada, medo!... Mas aí, pra chegar no lift principal, o bondinho, (tinha duas paradas, nós fomos pra de cima, a 2a), ou tinha que subir até o lugar no qual descemos, ou descer o morrao íngreme até o lift de baixo. E eu lá, sozinha, sem ver direito na frente, morreeeeendo de medo de descer, e eu, que nao sou de chorar, comecei a chorar q nem uma crianCa lá em cima, porque nao tinha saída heheheh... um guri e uma menina ainda tentaram me ajudar, mas mesmo virando bem os pés pra dentro, ainda ia muito rápido, e eu pedi desesperada se nao tinha outro jeito. Aí eles disseram que o único jeito de pegar o lift sem descer até o de baixo seria tirar as pás do esqui e subir, caminhando, de bota, até o de cima... e foi o que eu fiz, parando várias vezes pq tava cansada e ainda chorando um pouco, mas enfim cheguei lá em cima e desci o lift já bem mais calma. Eu devia ter pago o lift aberto, que é um morrinho bem pequeno na entrada do parque, ou ficado uns dois dias e pago uma escola né, mas enfim... nao queria perder a oportunidade, e acabei vendo que nao sou tao dona do mundo qto tava me achando ;) hehehehh
No hospital, o dr. Huebner e a dra. Strasser, dois anestesistas, riram um mooonte da história e disseram que eu nunca deveria ter tentado esquiar pela primeira vez sem instrutores, e ainda por cima em Bad Gastein, que segundo a dra. Strasser, "is no place for beginners". Mas aí no fim das contas ela disse "but it´s brave, it´s brave that you went on your own"... nao sei se qualifica como brave, tendo em vista que eu nao tinha noCao do que me aguardava, acho mais que a palavra certa é "clueless" mesmo hehehehh :P

Mas no fim das contas, sobrevivi ao susto, ao esqui e à imprudência toda, pra finalmente entrar no hospital de trauma pela porta de funcionários, nao pela de emergência ;) hahahahah

Nenhum comentário: